Pular para o conteúdo principal

Classificação dos Sistemas Operacionais


Classificação dos Sistemas Operacionais


Com a evolução dos computadores, houve a necessidade da evolução dos sistemas operacionais para suportar os novos recursos de hardware e das aplicações por ele suportado.

Neste sentido, os sistemas operacionais podem ser classificados conforme o seu processamento, tarefas, usuários e interface.

Sistemas Operacionais
Figura 1 – Tipos de sistemas operacionais.

Sistema Monoprogramáveis/Monotarefas


Os sistemas operacionais monoprogramáveis foram os primeiros sistemas a serem utilizados. Este tipo de sistema operacional tem a característica de permitir a execução de um único programa por vez.

monotarefa 

Figura 2 – Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa.

Assim o processador, memória e os periféricos do computador ficam dedicados exclusivamente para um único programa em execução.

Os sistemas operacionais monoprogramáveis também são conhecidos como sistemas monotarefas. Além de executar um programa por vez, os recursos do sistema são alocados para uma tarefa por vez. 

Nesse sentido quando o programa está esperando a entrada de um dado pelo usuário, o processador fica parado, sem qualquer tipo de processamento.

programa tarefa
Figura 3 – Sistemas Monoprogramáveis/Monotarefa.

Os sistemas operacionais monoprogramáveis/monotarefa surgiram para serem utilizados nos primeiros computadores, os Mainframes e posteriormente aos computadores pessoais utilizados por um usuário por vez.

O MS_DOS, sistema operacional muito utilizado nas décadas de 1980 e 1990 é um exemplo de sistemas operacionais monoprogramáveis/monotarefa. 

Por não compartilhar recursos, como processador, memória e dispositivos de entrada/saída, este tipo de sistema operacional é de simples implementação.

Sistema Multiprogramáveis/Multitarefa


Os sistemas operacionais multiprogramáveis/multitarefa têm como características permitir o compartilhamento dos recursos do computador com vários usuários e aplicações.

Sistemas multiprogramáveis-multitarefa
Figura 4 – Sistemas multiprogramáveis/multitarefa.

Para que isso aconteça, os programas são carregados em memória e a utilização do processador é efetuado por apenas um programa, ficando os demais enfileirados, aguardando a sua vez. Neste ambiente cada programa (processo) recebe um tempo para a utilização do processador. 

No final do tempo, um novo programa passa a utilizar o processador. Para o usuário final a impressão é de que vários programas estão sendo executados simultaneamente. 

Este tipo de alternância de processos é denominado de concorrência. Este acesso concorrente aos recursos disponível é gerenciado pelo sistema operacional de forma ordenada e protegida.

Sistemas multiprogramaveis-multitarefa
Figura 5 – Sistemas multiprogramáveis/multitarefa.

A implementação dos sistemas operacionais multiprogramáveis são mais complexas, mas apresentam uma maior eficiência que os monoprogramáveis e uma sensível redução de custo em função da possibilidade de compartilhar os recursos disponíveis de hardware entre diferentes aplicações.


Veja também:

Comentários